
Home / Postagens
Entenda neste artigo o que é assédio moral e como se proteger.
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
O assédio moral no ambiente de trabalho nos últimos anos vem sendo amplamente discutido, seja dentro das próprias empresas (por meio de palestras, workshops dentre outras ferramentas), seja pela própria justiça do trabalho. Informar aos trabalhadores o que é um assédio moral e como agir diante desta situação é também previnir.
Todavia, existem ainda inúmeras dúvidas por parte dos trabalhadores em como identificar se já sofreu ou está sofrendo este tipo de assédio.
“Será que a situação a qual fui submetido é corriqueira no ambiente de trabalho? É normal me sentir humilhado e/ou invadido?” Se este tipo de pensamento já te tirou noites de sono, não se preocupe, vamos te ajudar a entender se já sofreu algum tipo de assédio moral no seu trabalho.
CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL
A cartilha de prevenção ao assédio moral criada pelo Tribunal Superior do Trabalho, define a prática como sendo a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. trazendo danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.
Para facilitar a identificação do assédio moral no dia a dia, é necessário se voltar para as três formas de assédio moral: interpessoal, institucional, vertical, horizontal e misto.
O assédio moral interpessoal ocorre individualmente. Nesta modalidade, existe a finalidade de prejudicar e até mesmo eliminar o profissional da equipe de trabalho.
O assédio moral institucional ocorre com incentivo da própria organização empregadora. O incentivo pode ocorrer inclusive com a própria abstenção da empregadora ao presenciar ou verificar a ocorrência de assédio entre seus empregados. Aqui enquadram-se as situações em que para instigar a produtividade, normaliza-se situações de controle e humilhação.
O assédio moral vertical ocorre entre pessoas de diferentes níveis hierárquicos.
Exemplo: do chefe para com seu subordinado (assédio vertical descendente) e do subordinado (ou grupo de subordinados) para com o seu chefe (assédio vertical ascendente).
O assédio horizontal ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico e geralmente é consequência de um clima de competição. Tem-se aqui uma conduta de intimidação, o conhecido “Bullyng”.
EXEMPLOS DE ASSÉDIO MORAL
A dúvida se sofreu ou sofre assédio moral ainda persiste? abaixo seguem alguns casos em que o assédio moral está presente:
Atenção: para a configuração do assédio moral é necessário que a situação tenha ocorrido mais de uma vez, ou seja, repetidamente e por tempo prolongado.
Passou por alguma situação semelhante às expostas acima ou que se enquadram nas modalidades de assédio moral? Procure um advogado e saiba quais são seus direitos frente a esta situação. Com a devida orientação e acompanhamento, poderá ter acesso a uma indenização por danos morais a fim de reparar em cunho monetário, ainda que somente parte da humilhação sofrida.
Fale agora com um advogado no WhatsApp: https://bit.ly/fale-com-um-advogado-no-WhatsApp
Direito é o equilíbrio entre a justiça e a lei. (Albano Stefanello)
Barbara Verissímo
8:00h – 18:00 hrs
Josias W. Silveira Sociedade Indiv. de Advocacia 26.554.021/0001-42
Desenvolvido por VESPERTINO
Clique Aqui